história da torcida
A torcida organizada GDR (ou apenas Torcida GDR) é uma torcida organizada do Clube Atlético Mineiro. Foi fundada em 2017, por 5 pessoas ex-integrantes de outra torcida do Atlético, seu símbolo são 3 Galos que representam as 3 letras do nome do Clube Atlético Mineiro.
Nos jogos do Atlético, a GDR se posiciona no setor amarelo inferior no Mineirão, no portão 3 do Independência, ainda a ser definido nosso setor na nossa casa, Arena MRV.
A torcida foi criada com o intuito de agregar novas pessoas, incluindo mulheres, crianças e famílias, com uma ideologia de proteção e acolhimento. Parte das nossas famílias estão dentro da torcida, portanto, defende-las é um compromisso natural e imediato. Nosso objetivo primário é sempre manter um ambiente harmônico e de paz, nosso foco maior é fazer festa nas arquibancadas do Brasil, apoiando e empurrando nosso time às vitórias e títulos que farão parte da nossa história.
Grande parte dos componentes já fizeram parte de outras torcidas organizadas do Atlético, o que mostra que os trabalhos em prol do Clube, faz parte da nossa história, não começando a partir dessa fundação, grandes batalhas anteriormente realizadas nos traz um respeito das demais organizadas do Atlético e outras organizadas no cenário nacional.
Nosso lema é Garra, Determinação e Respeito.
Entendemos que para se ter uma ideologia compatível com nosso propósito, temos que oferecer valores aos nossos componentes e associados, esse lema diz exatamente como cada componente deve se comportar caso queira fazer parte da nossa torcida. Não toleramos nenhum tipo de violência, desrespeito ou preconceito dentro e fora da organização. Devendo cada um arcar com as consequências de seus atos infratores, incluindo a expulsão da torcida em casos extremos.
Os nossos trabalhos se baseiam em cuidar do Clube, no sentido de acompanhar ações do conselho, diretoria e presidência, nos posicionando contra ou a favor em todas as tomadas de decisões, inclusive, buscando um diálogo cordial e respeitoso com as lideranças do Clube, evitando que o Galo caia em mãos de dirigentes com interesses próprios.
Não temos diretores, jogadores ou qualquer profissional do Clube de 'estimação', lutamos pelo Galo e contra qualquer um que não honre nossa camisa e a respeite. Todo funcionário do Galo precisa ter o comprometimento necessário para realizar suas atividades, seja ela qual for.
Pensando no âmbito em que estamos inseridos, sabendo da nossa responsabilidade e papel diante da sociedade, temos um compromisso importante e ações durante todo o ano para realizar atividades sociais pelos mais necessitados e vulneráveis, oferecendo desde roupas, comidas, remédios, cobertores, materiais de higiene pessoal, etc... até mesmo momentos de conversas e diálogos confortantes, visando acalmar o coração e o psicológico de pessoas depressivas e desesperadas.
Hoje nos mantemos totalmente através do compromisso dos nossos diretores e componentes, que muitas vezes se privam de momentos em família ou até mesmo trabalho, para que possa se doar para a torcida e para o Clube, seja com ações financeiras ou até mesmo dedicando seu tempo para as inúmeras atividades que são realizadas pré-jogos, para que quando estivermos na arquibancada, conseguimos fazer o mais importante, empurrar o Galo para as vitórias.
Diversas ações são proibidas na arquibancada, dificultando para que possamos cada vez mais fazer uma grande festa nos estádios, ainda sim, preenchemos os estádios do Brasil com aproximadamente 30 bandeiras, 10 faixas de tamanho variados, 1 bandeirão, 500 componentes ativos, e diversos outros números que nos fazem ser importante e respeitado dentro do Clube.
Somos totalmente contra o futebol moderno, foram tirados dos mais pobres a possibilidade de acompanhar seu time do coração, essa também é uma luta no qual sempre nos posicionamos dentro do Clube. A torcida do Galo é e sempre foi constituída por pessoas carentes, simples, pobres, do preto e do branco, portanto, jamais poderão ser esquecidas.
Todos as pessoas de bem são bem vindas à torcida, temos uma linha única de proporcionar ambiente familiar, principalmente para mulheres e crianças. Ainda assim, exigimos respeito com nossos processos, componentes e hierarquias.
​